136493e7 8a52 4807 adec 3ab557d7bbd6

O Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel Mamede, participou do curso intitulado “Operações de Proteção de Segurança” promovido pela Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA) com sede em San Salvador, El Salvador. O secretário foi o único selecionado do Norte-Nordeste pelo governo americano para integrar a instrução, coordenada pelo Serviço de Segurança Diplomática dos EUA (DSS). Além dele, mais cinco profissionais fizeram parte da delegação brasileira.

eb39fef3 4273 4ecb a4c0 f2656ac1dba1

Os alunos foram submetidos e métodos e táticas utilizados pelas agências federais dos Estados Unidos para fornecer segurança a diferente tipos de dignatários. A equipe de instrução foi formada por agentes do Departamento de Segurança e Proteção (DSS) que serviram nas guerras do Iraque e Afeganistão, e em missões na Colômbia. A sede do ILEA San Salvador possui uma ampla estrutura com laboratórios de investigação e combate as drogas. “A academia tem, também, uma cidade cenográfica onde podemos experenciar ações e treinamentos voltados para situações que vivenciamos na atualidade”, completou Coronel Mamede.

054b2323 df92 4227 af85 825e82edf5c9

 

O Secretário exaltou a dinâmica implantada no curso e os momentos de treinamento com policiais e militares de diversos países: “A experiência foi valorosa. Foi repassado tudo o que tinha de novo na área de segurança diplomática, e vamos implantar aqui esse conhecimento adquirido”. O secretário ressaltou ainda que o intercâmbio de informações foi intenso: “Os americanos relataram que aprenderam muito conosco da delegação brasileira. A nossa doutrina e protocolos que estamos habituados a implementar são bem parecidos”, explicou. Marcaram presença representantes da Argentina, Peru, Panamá e de El Salvador.

 

A ILEA San Salvador faz parte de uma rede de academias internacionais que foram criadas por iniciativa do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, para combater crimes transnacionais como o tráfico internacional de drogas, a criminalidade e o terrorismo. Fundada no ano de 2005, com a assinatura de um acordo entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública de El Salvador e a Embaixada dos Estados Unidos da América em El Salvador.

 

A primeira instalação da ILEA foi criada em Budapeste, Hungria, em 1995. Em seguida, foi criada a de Banguecoque, Tailândia, em 1999, e outra inaugurada em Gaborone, Botswana, em 2001. A Academia de Pós-Graduação foi criada em 2001 em Roswell, Novo México, EUA.