6

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria da Casa Militar realizou a solenidade de Conclusão do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades de Pernambuco em parceria com a Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. A cerimônia aconteceu no auditório da Fundação de Apoio ao Centro de Assistência Social da PMPE, no Recife.

Com 31 agentes concluintes, o curso destinado à capacitação e especialização na área de segurança institucional aconteceu em 24 dias e totalizou 215 horas-aula. Além dos agentes pernambucanos, o curso contou com a presença de representantes do Ceará, Sergipe, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

7

Na ocasião, o Secretário-chefe da CAMIL, Coronel Hercílio Mamede, presidiu a cerimônia de encerramento do curso, acompanhado do Secretário Executivo de Segurança Institucional da CAMIL, Coronel Manoel de Jesus. Também prestigiaram a solenidade: o Comandante Geral do CBMPE, Coronel Luciano; o Capitão de Corveta da Escola de Aprendizes Marinheiro, Lúcio Borges; o Gerente do Gabinete de Segurança da SDS-PE, Tenente-Coronel Jacinto, representando o Secretário de Defesa Social do Estado; representando o Centro de Treinamento da Força Nacional, o Primeiro-Tenente da PM do Piauí, Souza Torres e representando o Comando Geral da PMPE, o Coronel Marcelo Ianino, entre outras autoridades civis e militares.

Experiências e agradecimentos

Sem título

Na programação, os alunos destaques receberam os brevês do curso, e logo após, os padrinhos e madrinhas também entregaram aos demais. O primeiro colocado do curso foi o agente da Polícia Civil, Boney, que descreveu sua experiência: “Grata satisfação em ter a oportunidade de participar deste curso, ainda mais num Estado com uma história tão rica e semelhante à do meu Estado de origem, Rio Grande do Sul. O curso foi realizado no mais alto nível, contando com a colaboração de excelentes instrutores, os quais repassaram conhecimentos que com certeza serão essenciais para o desempenho de nossas funções, tornando-as mais técnicas e seguras. É um aprendizado que transcende nossa atividade profissional, serve para nossas vidas”.

99

O turno contou ainda com a presença de três oficiais, dentre eles, o Major Wilson, agente da CAMIL-PE, que destacou a colaboração excelente dos instrutores: “Minha maior dificuldade foi o cansaço físico e mental para acompanhar as instruções porque o curso é muito intenso e, por isso, exige muito esforço nosso. Mas tudo isso também faz parte do aprendizado, já que o agente deve estar sempre apto para responder às circunstâncias naturais do serviço, estando sempre pronto independente da rotina. Um fator valioso deste curso é o nivelamento de instrução e padronização nacional de procedimentos que recebemos da equipe da Força, foi um aprendizado muito importante”, comentou o orador da turma, major Wilson, agente da Casa Militar de Pernambuco.

4

Ainda sobre a importância de ter participado deste CSPA, a visão geral foi de gratidão. “Esse curso superou todas as minhas expectativas, a prática de tiro, por exemplo, é totalmente diferenciada do que eu já aprendi nos cursos que fiz. As disciplinas foram excelentes, tudo muito bem explicado e executado, eu só posso parabenizar a Casa Militar e a Força Nacional por essa parceria”, explicou a cabo Polyana, agente da CAMIL PE, uma das quatro mulheres que terminaram o curso.

1 Major Siqueira, agente da CAMIL-PE, um dos cordenadores do curso

A coordenação da CAMIL, que esteve à frente dos trabalhos, também enalteceu o desempenho positivo de todos. “Foi tudo muito bem integrado e organizado. A Força Nacional tem uma grade de treinamento muito diferenciada, o que só veio a acrescentar”, comentou o Tenente-Coronel Da Luz. Já o Major Siqueira afirmou que presenciou um curso muito intenso, com muita entrega da parte de todos os envolvidos, que se sacrificaram e se dedicaram à capacitação profissional.

2

Nesse contexto, o Secretário-chefe da CAMIL, Coronel Mamede, comentou sobre o CSPA 2024: “Essa parceria da Força Nacional com a Casa Militar de Pernambuco foi inédita no Brasil, pois é a primeira vez que a Força ministra o CSPA em um Estado. Esse, que é um dos mais renomados cursos do país, reúne instrutores de vários estados com um alto nível técnico profissional. Então, foi um tempo muito importante para o desenvolvimento profissional da nossa equipe, ao mesmo modo em que tivemos uma grande troca de conhecimento porque também temos uma equipe de instrutores de excelência, a qual é referência em todo Brasil. Como Secretário-chefe da Casa Militar, estou muito satisfeito com a desenvoltura dos nossos alunos e com o preparo que eles obtiveram, o que os diferencia profissionalmente no desempenho de garantir a governabilidade em Pernambuco”.

111

11