BRASÃO DA CASA MILITAR FOI CRIADO NOS MOLDES DA CIÊNCIA HERÁLDICA
NotíciasVocê já ouviu falar em ciência heráldica? Se a resposta for não, saiba que é ciência especializada nos estudos de escudos e brasões de armas antigos. O termo designa como forma de arte a elaboração dos símbolos e o estudo deste assunto traz os conceitos de regras, tradições, simbolismos e significados históricos e sociais. Através da heráldica, a Casa Militar de Pernambuco possui um brasão, totalmente reformulado, que completou sete anos no dia 03 de abril, data de fundação do órgão. Nas comemorações de seus 70 anos, em 2016, A Camil criou uma Comissão para avaliar o brasão original de 1946 e desenvolver uma nova versão.
Foi exatamente neste período que o conhecimento do sargento Cícero Batista, agente de segurança da Camil, o levou a fazer parte desta Comissão. “Eu sou pesquisador de heráldica há mais de 20 anos e tenho algumas condecorações criadas para o Estado, a exemplo de brasões e logomarcas”, contou o estudioso. Para iniciar o processo de criação, Batista realizou uma série de pesquisas e o material ficou pronto em três meses, dentro das normas estabelecidas pela ciência heráldica.
“O brasão anterior era mais voltado para a cultura francesa, e eu trouxe elementos que condiziam mais com a realidade pernambucana”, ressaltou. O Brasão atual da Casa Militar contém um escudo com corte português e uma corrente, na margem interna, que já existia no antigo brasão. Ao centro há um frontispício do Palácio do Campos das Princesas e os ornamentos do brasão são feitos em pele de arminho.
Na parte de cima, foi posta uma armadura de um elmo português direcionada para frente, que ostenta no peito o brasão do Estado de Pernambuco, e mais acima há a figura de um leão. “Toda essa simbologia indica nossa ligação com Portugal e representa a força, a bravura e a união travadas nas batalhas em solo pernambucano. Além de representar, também, a pessoa do guardião, o chefe da Casa Militar”, explicou.
“Me sinto lisonjeado em ter criado algo tão simbólico como um brasão de uma instituição de segurança. Como ele obedece todos os requisitos de heráldica, ele irá se perpetuar por alguns anos nesse modelo atual”, assegurou o sargento Cícero.
A Casa Militar segue com seu trabalho árduo ano a ano a fim de garantir a excelência na segurança institucional do governo estadual e de autoridades que chegam ao nosso Estado. Parabenizamos a nossa equipe que realiza esta função de forma incansável, corajosa e comprometida diariamente.
Foto: Elaine Farias